Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
terça-feira, agosto 16, 2005
Short Cuts
Image hosted by Photobucket.com

Alguém falou em Magnolia ?

Short Cuts parece um ensaio para a obra prima que viria a ser magnolia. Um conjunto de pessoas aparentemente sem algo que as ligue cruzam-se no filme. São mais de vinte personagens e todos eles desempenham um papel fulcral no decorrer da história. É então um ensaio sobre relações. Falhadas, felizes, de amor, de família... um sem fim de emoções e assuntos sobre a vida destas pessoas.

A tarefa parecia impossível, mas Robert Altman faz um trabalho excepcional na realização deste filme e na profundidade que dá a todos os seus personagens. Temos a sensação de que tudo acontece ao mesmo tempo, num pequeno bairro americano aonde a vida pacata é apenas uma miragem.

O leque de actores é exímio, o grande Tim Robbins, a fabulosa Julianne Moore, Jennifer Jason Leigh, Andie MacDowell, Chris Penn, Tom Waits, entre (muitos) outros.

Apesar de bem conseguido ficamos com a sensação de que alguns dos personagens seriam dispensáveis, dando espaço para desenvolver outros. Há coisas que não cabem, mesmo para um filme de 2:30h de duração. Ainda assim somos tocados em alguns momentos por alguns personagens. Conseguimos sentir alguma coisa por eles, nem que seja raiva ou desprezo e isso só por si já é um feito.

É impossível não pensarmos em Magnolia quando vemos este filme. No IMDB descobri uma lista de coisas que estes dois filmes têm em comum.

CASO NÃO TENHAM VISTO MAGNOLIA OU SHORT CUTS NÃO LEIAM O QUE VEM A SEGUIR.


::::::::::CONTÉM SPOILERS::::::::::


- Ambos têm acontecimentos pouco usuais que no final ligam todos os personagens. O terremoto em Short Cuts e a chuva de sapos em Magnolia.

- Existem nos dois filmes personagens que são figuras da televisão. Bruce Davison em Short Cuts, Philip Baker Hall e William H. Macy em Magnolia.

- Ambos têm um personagem que é polícia. Tim Robbins em Short Cuts e John C. Riely em Magnolia.

- São frequentemente mencionados concursos de televisão. "Jeopardy" em Short Cuts e "What Do Kids Know" em Magnolia.

- Ambos têm uma cena de suicídio através de envenenamento com monóxido de carbono: A rapariga do violoncelo em Short Cuts e a tentativa de Julianne Moore em Magnolia.

- Julianne Moore aparece nos dois filmes. É Marian Wyman em Short Cuts e é Linda Partridge em Magnolia.

- Ambos têm histórias sobre pais e filhos que se reencontram depois de uma grande ausência. Bruce Davison e Jack Lemmon em Short Cuts; Tom Cruise e Jason Robards em Magnolia.

- Há uma criança que é o centro da história nos dois filme: Casey em Short Cuts; Stanley em Magnolia.

- Ambos têm uma personagem cuja profissão está ligada ao sexo. Jennifer Jason Leigh em Short Cuts e Tom Cruise em Magnolia.

- Ambos têm uma personagem feminina que foi abusada pelo pai. Lili Taylor em Short Cuts e Melora Walter em Magnolia.

::::::::::FIM DE SPOILERS::::::::::


As semelhanças são óbvias, mas, os dois filmes conseguem ser distintos, com um ritmo diferente e quanto a mim Magnolia é um pouco superior.



A minha classificação é de: 8/10

Etiquetas:

posted by not_alone @ 14:42  
3 Comments:
  • At 19/8/05 18:05, Blogger Juom said…

    Eu como fã incondicional de Magnolia, não posso esconder a minha preferência pelo filme do PT Anderson. Mas apesar das semelhanças, que são de facto evidentes, creio que os filmes em si acabam por ser diferentes. Magnolia tem uma vertente mais mística, mais religiosa, quase. Short Cuts é mais... "real"? Talvez não seja a melhor palavra para o definir, mas é a única que me ocorre de momento. Ainda assim, também gosto muito do filme do Altman, mas acho que Magnolia o supera completamente. É outro nível. Aqui, o aluno superou o mestre ;-)

     
  • At 19/8/05 19:13, Blogger not_alone said…

    Concordo, talvez a palavra 'real' não seja a melhor. Talvez seja mais crú, mais em bruto. Magnolia é mais polido, mais místico, como dizes.

     
  • At 31/5/08 22:40, Anonymous Anónimo said…

    Polido, místico? E desde quando o fato do filme ser místico (que de místico não tem nada)é fator preponderante para ser considerado 'melhor'. O que há em "Magnólia" são referência/homenagens de um diretor para o outro, que são boas, por sinal. Pra fechar, é como dizer que a versão de Pscicose de Gus Van Sant é melhor que a de Alfred Hitchcock.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com